Hedge (Proteção Cambial)


Câmbio Futuro

Consiste na contratação de operações de câmbio de natureza financeira (Pgtos/recebimentos/ingresso/saída de recursos) com liquidação futura da moeda estrangeira ou da moeda nacional. A taxa de câmbio é determinada por ocasião do fechamento do contrato de câmbio (D0), sendo que a entrega da moeda estrangeira e/ou dos Reais ocorrerá em data futura (Dn).

NDF – Non Deliverable Forward

Contrato a Termo de Moeda sem entrega física, é uma operação de compra ou venda de moeda estrangeira, em data futura, por paridade predeterminada. A liquidação se dá por diferença de taxa no vencimento da operação. Permitem travar o preço futuro dos compromissos em moeda estrangeira sem estar vinculado a um fechamento de câmbio. A operação permite proteção contra oscilações de moeda, sendo adequada principalmente para empresas exportadoras, importadoras e companhias com ativos e/ou passivos em moeda estrangeira.
 

SWAP

Operações em que o cliente efetua a troca de indexador por outro em um determinado período (ajuste financeiro no vcto). Registrado na Cetip ou BM&F.

Opções de câmbio

Operações em que o cliente adquire o direito de comprar ou vender a uma taxa máxima ou mínima uma certa quantidade de ativo, por um preço pré-determinado no futuro. Registrado na Cetip ou BM&F.